Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os cinco estágios em uma carreira

Eu nunca passei pela experiência de procurar emprego, pois passei em um concurso público aos 19 anos e estou na empresa até hoje. Então procurar emprego será uma experiência nova para mim. Resolvi procurar na internet dicas para se conseguir um bom emprego e achei muitas coisas interessantes, inclusive dicas específicas para se conseguir um emprego em Montreal.

Nessa busca na internet encontrei um site muito interessante com várias dicas para se conseguir um bom emprego. Vou tentar postar aqui as coisas que achei mais legais nesse e em outros que consultei. Como são várias coisas sobre o assunto, serão necessários vários posts diferentes. Quem quiser ler direto da fonte é só consultar o site mencionado, mas vou deixar registrado aqui até para minhas consultas futuras.

Uma das coisas interessantes que encontrei foram Os Cinco Estágios em uma Carreira, que replico, integralmente, aqui:

Existem CINCO ESTÁGIOS em uma carreira.

O primeiro estágio é aquele em que um funcionário precisa usar crachá porque quase ninguém na empresa sabe o nome dele.

No segundo estágio o funcionário começa a ficar conhecido dentro da empresa e seu sobrenome passa a ser o nome do departamento em que trabalha. Por exemplo, Heitor de contas a pagar.

No terceiro estágio o funcionário passa a ser conhecido fora da empresa e o nome da empresa se transforma em sobrenome. Heitor do banco tal.

No quarto estágio é acrescentado um título hierárquico ao nome dele: Heitor, diretor do banco tal.

Finalmente, no quinto estágio, vem a distinção definitiva. Pessoas que mal conhecem o Heitor passam a se referir a ele como "o meu amigo Heitor, diretor do banco tal". Esse é o momento em que uma pessoa se torna, mesmo contra sua vontade, um "amigo profissional".

Existem algumas diferenças entre um amigo que é amigo e um amigo profissional. Amigos que são amigos trocam sentimentos. Amigos profissionais trocam cartões de visita.

Uma amizade dura para sempre. Uma amizade profissional é uma relação de curto prazo e dura apenas enquanto um estiver sendo útil ao outro.

Amigos de verdade perguntam se podem ajudar. Amigos profissionais solicitam favores. Amigos de verdade estão no coração. Amigos profissionais estão em uma planilha.

É bom ter uma penca de amigos profissionais. É isso que, hoje, chamamos de networking, um círculos de relacionamentos puramente profissional. Mas é bom não confundir uma coisa com a outra.

Amigos profissionais são necessários. Amigos de verdade, indispensáveis.

Algum dia, e esse dia chega rápido, os únicos amigos com quem poderemos contar serão aqueles poucos que fizemos quando amizade era coisa para amadores.

Fonte: Fernanda Ferreira Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!