Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

terça-feira, 28 de junho de 2011

Permissão Internacional para Dirigir

No post anterior sobre esse assunto eu elogiei bastante o Detran-DF pela rapidez no atendimento e pela facilidade em tirar a Carteira de Motorista Internacional. Realmente foi fácil, mas poderia ter sido melhor. Por exemplo, fiquei sabendo por meio do meu amigo Roberto que no Detran de Minas Gerais é possível tirá-la pela internet e eles enviam pro endereço do solicitante. Aqui em Brasília eu tive que ir pessoalmente ao Detran para solicitar e para retirar. Tudo bem que foi fácil, mas poderia ser melhor.

Mas o que quero falar agora é sobre a carteira em si. Quase morri de rir quando peguei a dita cuja!. Eu pensava que seria, no mínimo, igual à carteira de motorista nacional (aquela que todos nós temos!). Mas não! Ela parece um livro, com várias páginas em várias línguas. É gigante e não cabe numa carteira de bolso, aliás, não cabe nem no bolso! E para piorar... a capa e a primeira página onde contém informações importantes estão escritas em... PORTUGUÊS!!!

Dá para acreditar? Será que não bastava fazer uma carteirinha pequena, tipo cartão de crédito, ou mesmo igual à nossa nacional com informações em inglês? Era isso que eu estava esperando. Quanta decepção!!! Eu não tenho coragem de mostrar uma coisa daquelas a nenhum oficial de trânsito no exterior, pois teria que gastar muito tempo explicando o que é aquilo. Aliás, o meu amigo Roberto, citado acima, já apresentou a dele na hora de alugar um carro no Canadá e nos Estados Unidos e teve que explicar o que significava aquele livro. Ela não é de fácil dedução. Por fim, o funcionário da locadora dispensou a carteira "internacional" e fez todo o cadastro com a boa e velha nacional mesmo!

Eu já aluguei carro no exterior com minha carteira nacional, mas como me disseram que o seguro do carro comprado lá no Canadá fica mais barato se tivermos essa carteira internacional, resolvi tirar a minha. Ainda bem que não vou precisar mostrá-la mais de uma vez, pois vou providenciar minha carteira de motorista canadense o mais rápido possível!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!