Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

terça-feira, 26 de julho de 2011

Praças de Montreal


As praças de Montreal são belíssimas e contam com espetáculos grátis e ao ar livre. O texto abaixo sobre as praças também foi extraído (copiado) do site do UOL Viagens. Eu achei tão bom e completo que resolvi colocar aqui no blog para futuras consultas.


Place-D'armes - A praça das Armas está localizada na velha Montréal e é o segundo lugar público mais antigo da cidade. Foi cenário de diversas batalhas e eventos militares. Hoje, ela dá lugar a turistas, pombas, além de ser também point de carruagens. No meio da praça há uma estátua do fundador da cidade, Paul de Chomedey. Ela é rodeada pelos seminários de Saint Sulpice, a Basílica de Notre-Dame e o banco de Montréal. Entre as ruas St Jacques, St Sulpice e Notre Dame.


Place D'armes
Place de la Grande-Paix - Essa praça foi cenário do primeiro e grande acordo de paz entre o povo aborígene e os franceses, em 1702. Foi nessa praça que os primeiros colonizadores franceses atracaram seus quatros barcos, em 1642. Para quem quer paz e sossego, esse é o lugar. Esse espaço público foi revitalizado de 98 a 99, adotando um design mais contemporâneo. Fica entre a praça d'Youville and rue William.


Place de la Grande-Paix
Place Royale - É a praça mais antiga da cidade datada do século 17. Foi um mercado durante o regime francês, depois tornou-se um jardim vitoriano. Você poderá ver o Vielle Douane (Old Customs House), loja de souvenir do museu de Arqueologia e História Pointe-à-Callière. A praça Real rodeia as ruas St. Paul Ouest e de la Commune.


Place Royale
Square Victoria - Essa praça recebe o nome em homenagem à rainha Vitória, em 1860. Agora, mais moderna, ela é responsável por ligar o centro velho com o downtown. Além de uma estátua da rainha, feita pelo escultor Marshall Wood, o visitante pode apreciar o arco em estilo art-noveau, uma genuína entrada do metrô de Paris, presente da autoridade de trânsito francesa. Rua Square Victoria entre as ruas Viger and St. Jacques.


Square Victoria
Place des Arts - Localizada na parte leste da cidade, entre as ruas Maisonneuve e Sainte Catherine, e as ruas Saint Urban e Jeanne Mance, essa região é conhecida como quartier des spectacles(quarteirão dos espetáculos). Esse complexo é morada da Orquestra Sinfônica de Montréal, dos grandes ballets canadenses e da Ópera de Montréal. Idealizada por Jean Drapeau, a intenção desse projeto era expandir a cultura para a área leste da cidade, onde a concentração financeira era muito grande.
É nesse complexo que também está localizado o museu de arte contemporânea de Montréal. Durante o verão, é invadida por locais e turistas, e abriga grandes festivais como o de Jazz de Montréal. 175 rue Ste. Catherine Ouest, Downtown, tel. 1 (514) 285-4270. www.pda.qc.ca



Place des Arts
Place Ville-Marie - A torre construída nesta praça em formato de cruz, em 1962, foi o primeiro arranha-céu de Montréal. A praça também ficou conhecida por ser o primeiro link entre a parte de cima e a passagem subterrânea para pedestres. Os bancos espalhados pela praça são ótima opção num dia de sol para quem quer observar o Monte Real. A praça recebe também uma galeria de mais de 80 restaurantes e lojas. Ela encontra-se no blvd. René-Lévesque entre as ruas Mansfield, Cathcart e University. www.placevillemarie.com

Place Ville-Marie
Square Dochester - Atravessando o Blvd. René-Lévesque, esse parque possui grandes jardins e estátuas como a em mémoria do poeta escocês Robert Burns ou a escultura de Henry Moore "Figura Reclinada". Concertos ao ar livre acontecem ali. Rodeada pelo Blvd. Lévesque com as ruas Peel, Metcalfe e McTavish.


Square Dochester
Place Jacques-Cartier - Um dos lugares mais populares de Montréal, essa praça fica no coração da antiga Montréal e foi construída na primeira metade do século 19. Cafés, músicos a céu aberto e mágicos entretêm multidões durante o verão. Note que no inverno a paisagem é outra. O monumento localizado no topo da praça é uma homenagem à vitória sob a frota marítima francesa de Napoleão Bonaparte.


Place Jacques-Cartier
Square Saint Louis - Entre a rua St. Denis e Avenida Laval, a praça Saint Louis é uma das pequenas praças a serem descobertas pela cidade, numa área residencial da cidade. Casas de estilo vitoriano a cercam, assim como os restaurantes do momento. É um quarteirão boêmio que, no verão, vira point. Ótimo lugar para se passar a tarde.

Square Saint Louis
Fonte: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/montreal---parques.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!