Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A cidade das bicicletas

Estou impressionada com a quantidade de ciclistas nas ruas de Montreal. Atualmente, há mais de 400 km de ciclovias na cidade e a previsão é ter 800 km daqui a sete anos, segundo o site oficial da cidade http://ville.montreal.qc.ca.

Recentemente foi lançado na cidade um auto-serviço de bicicletas, ou seja, a pessoa paga uma taxa diária, por tês dias, mensal ou anual e tem direito a pegar uma bicicleta em uma das mais de 400 estações Bixi localizadas na cidade, andar por 45 minutos e deixá-la em qualquer outra estação. Cada uma dessas estações comporta 20 bicicletas! Se o passeio demorar mais que 45 minutos é cobrada uma taxa adicional, mas é possível devolver a bicicleta dentro do período permitido e pegá-la novamente 5 minutos depois sem taxa alguma! É comum vermos nas ruas as pessoas utilizando essas bicicletas. São bonitas, práticas e confortáveis! Perto do prédio em que moro há duas estações!

Montreal quer favorecer a utilização da bicicleta como um meio de transporte útil e contribuir para um ambiente menos poluído e mais saudável. Esse conceito de bicicletas self-service está crescendo no mundo. É possível encontrá-las em Toronto, Ottawa, Londres, Melbourne, Washington, Boston e Minneapolis, além de Montreal, que é a segunda cidade com mais unidades disponíveis (5050), perdendo só para Londres (6000). Nova York está em processo de implantação do sistema. Será excelente para a cidade, já tão abarrotada de carros!

Por causa do tempo, as bicicletas só ficam disponíveis de abril a novembro de cada ano. No inverno rigoroso elas são recolhidas, voltando para as ruas assim que a primavera dá as caras! Como em Montreal tem muitos parques e estacionamentos aqui são caros, as bicicletas são excelentes opções tanto para quem mora aqui quanto para os turistas! Eu ainda não fiz minha inscrição para utilizá-las, mas pretendo fazer em breve.

2 comentários:

  1. Gardene
    Essa é uma das facilidades que também pretendo usar quando chegar aí!
    Estou precisando perder uns quilinhos hehehe
    Abraço
    Cleuber

    ResponderExcluir
  2. Mas a verdade verdadeira é que AMSTERDAM é a cidade das bicicletas. Lá tem mais bicicleta que gente e é o principal meio de transporte da capital holandesa.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!