Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

sábado, 24 de setembro de 2011

Primeiros documentos do imigrante

Resolvi escrever sobre os documentos que devemos tirar aqui no Canadá enquanto o assunto ainda está fresco na minha cabeça, até porque tem alguns que eu ainda não tirei e preciso me lembrar de tirar.

Dois dos documentos mais importantes do imigrante aqui recebemos ainda no Brasil. O primeiro é o CSQ (Certificado de Seleção do Quebec) e o segundo é um papel gigante que vem junto com o passaporte e o visto de residente permanente. Esse papel é a confirmação de residente permanente e ele será cobrado em todo os lugares que devemos ir aqui para tirar os outros documentos. É uma cópia bem apagadinha, portanto devemos guardá-lo com cuidado para não estragar ainda mais!

Ah! Outra coisa que é importante tirar no Brasil: a carteira de motorista internacional. Embora a nossa normalzinha seja válida por aqui por seis meses, a internacional ajuda na hora de alugar um carro ou contratar um seguro para um carro comprado.

Assim que chegamos no aeroporto já damos entrada no primeiro documento oficial canadense, a carteira de Residente Permanente (PR Card). O pessoal da imigração do aeroporto já faz o pedido e envia para nosso endereço entre 5 e 8 semanas (ainda não recebemos o nosso em casa). No aeroporto ainda recebemos várias informações sobre os documentos a serem tirados e onde ir. Lá também é marcado um rendez-vous com o serviço de imigração do governo. Nessa reunião a pessoa vai te dar todas as informações sobre os serviços disponíveis do governo ao imigrante. E olha que são muitos!!!! Chegamos aqui em 24 de agosto e o nosso rendez-vous foi marcado para 14 de setembro.

O segundo documento mais importante a ser tirado é a carteira de saúde (Assurance Maladie), pois sem ela temos que pagar por todo e qualquer atendimento médico por aqui. Para tirar esse documento temos que levar o CSQ e o papel de confirmação de Residente Permanente. Deve-se levar também uma comprovação do endereço, como conta de telefone em seu nome ou o contrato de aluguel. Assim que chegamos aqui compramos nossos celulares e o contrato serviu de comprovante de endereço. Essa carteira demora uns três meses para chegar, enquanto isso, se precisarmos de médico deveremos pagar do bolso ou usar o seguro saúde que contratamos no Brasil.

Detalhe importante: estaremos coberto pelo seguro saúde daqui a partir o 1º dia do quarto mês após dar entrada na carteira, ou seja, demos entrada no dia 30 de agosto, então agosto conta como primeiro mês, setembro é o segundo, outubro é o terceiro e novembro o quarto. Nosso seguro daqui vale a partir de 1º de novembro! Isso dá 63 dias e não 90 como pensávamos. Fizemos o seguro no Brasil por 90 dias e pagamos mais por isso, é lógico!

O terceiro documento super importante é o NAS (Numéro d'Assurance Sociale) o que equivale ao nosso CPF brasileiro. Crianças não precisam tirá-lo, só se tiverem conta em banco com o próprio nome (o que não é difícil porque aqui o governo deposita mensalmente uma quantia no banco, em nome da criança, para ajudar nos estudos universitários da mesma!!!). Com o NAS é possível fazer as demais transações por aqui. Funciona como um CPF mesmo! Assim que damos entrada já recebemos um número. O cartão chegou duas semanas depois.

O quarto documento importante é a carteira de motorista daqui. Deve-se ligar no SAAQ (Société de l'Assurance Automobile du Québec) e marcar a data para a prova escrita, cujas questões podem ser encontrada no próprio site do SAAQ. Já me disseram que se treinar pelo site consegue-se passar na prova. Logo depois de passar na prova escrita é marcada a prova prática. Algumas pessoas pegam uma ou duas aulas com instrutores daqui, mas acho que não vamos pegar. Nossa prova escrita está marcada para 17 de outubro. É importante estudar pois aqui tem muitas placas de trânsito que são desconhecidas para nós brasileiros!

Outra providência importante é dar logo entrada na francisação (curso de francês para imigrantes oferecido pelo governo de Quebec). Isso é feito no www.immigration-quebec.gouv.qc.ca e é preciso enviar cópia de alguns documentos para que sua inscrição seja aceita. Nós fomos pessoalmente levar as cópias. Nossa entrevista de nivelamento foi marcada para 28 de setembro e as aulas só devem começar em novembro. Enquanto isso, resolvemos estudar francês no Centre Lartigue. Estamos pagando 50$ pelo semestre inteiro para estudar 4 horas por dia, todos os dias da semana (mas poderíamos escolher estudar 6h/dia, só que teríamos aula das 08:30h às 16:00h e precisamos da tarde livre para resolver as outras coisas).

Para quem tem filhos pequenos é importante encontrar logo uma creche, pois é super complicado ficar pra cima e pra baixo resolvendo coisas com crianças. Encontramos a nossa na segunda semana aqui. Me diziam que seria difícil, mas só as subvencionadas são. As CPE (Centre da la Petite Enfance) nas quais pagamos somente 7$/dia é super difícil encontrar vaga e deve-se entrar numa fila de espera única, fazendo a inscrição no site www.enfancefamille.org. Fizemos a inscrição das crianças ainda no Brasil e estamos aguardando até hoje. Enquanto isso, encontramos rapidinho vaga em creche privada, pagando 40$/dia por criança. Não é de todo ruim porque o governo paga uma parte (mais de 50%), e durante a francisação o governo canadense paga 100% da creche. No site www.magarderie.ca é fácil saber quais as creches que tem vagas. Encontrei a nossa lá no site.

Os governos do Canadá e do Quebec pagam um valor semanal aos pais por cada filho e ainda ressarce parte do valor pago pela creche. É preciso entrar no site específico de cada um e fazer o cadastro das crianças, bem como enviar vários documentos provando que elas existem que somos responsáveis legais por elas. No rendez-vous com o serviço de imigração eles fornecem os sites e os formulários para se preencher.

No momento foi o que eu lembrei. Depois vou pesquisar melhor no quilo de documentos que recebi aqui para ver se está faltando alguma coisa.

No mais, as coisas por aqui estão dentro do planejado, graças a Deus!!! Estamos gostando!

3 comentários:

  1. excelente informações! obrigada por compartilhar, isso vai ajudar muita gente quando chegar aí.
    Td de bom pra vcs! bjos
    Monique

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que a carteira de motorista do Brasil é válida por seis meses aqui no Canadá...até esse momento eu pensava que era válida por três meses e, que o prazo de 6 meses era para a carteira internacional. Obrigada pela explicaçao.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gardene
    Essa informação da contagem do prazo para o Assurance Malade é uma dica bem interessante!
    Obrigado por compartilhá-la!
    Abraço
    Cleuber

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!