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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nova experiência no hospital

O Mauro estava com uma forte dor de garganta desde quarta-feira da semana passada. No domingo ele não aguentou mais e foi ao hospital aqui pertinho de casa, o Notre Dame, ligado à Universidade de Montreal. Fez o cadastro de rotina e, como ainda não temos o cartão do Seguro Saúde (Assurance Maladie) daqui, o atendente perguntou como ele iria pagar, já que custaria 900 dólares o atendimento. Ele disse que tinha seguro privado, então o atendente disse que mandaria a conta para nosso endereço e que nós deveríamos cobrar da seguradora depois. Até ai, ok!

Então chamaram o Mauro para uma triagem, verificaram temperatura e pressão e pediram para ele aguardar. E ele aguardou, aguardou, aguardou, aguardou... por mais de 2 horas! Até que... desistiu!!! Nesse tempo em que ficou aguardando atendimento nenhuma pessoa que tinha chegado antes dele foi atendida, daí o motivo da desistência. Voltou pra casa com dor e resolvemos encontrar outra saída. Foi até uma farmácia e tentou comprar um remédio, mas tinha que ser antibiótico e aí só com receita médica. O que fazer, então?

Ontem procuramos uma Clínica Médica que tivesse médico otorrino, encontramos uma aqui perto de casa também, a Clinique Médicale Plateau Mont-Royal. Lá o negócio foi diferente. Também nos foi solicitado o cartão de saúde e, como não tínhamos, pagamos 120 dólares pela consulta (bem diferente dos 900$ do hospital), só que dessa vez em cash! A atendente fez o cadastro e deu uma senha. Em 15 minutos chamaram ele e o médico o examinou. Prescreveu os remédios e hoje o Mauro já está melhor.

Conclusão: a menos que se esteja morrendo, não se deve ir a um hospital! A prioridade nunca será você. Não existe atendimento por ordem de chegada, mas por ordem de prioridade e uma dorzinha de garganta nunca será prioridade num PS de hospital. Para isso as clínicas atendem muito bem.

7 comentários:

  1. Olá Gardene!

    Devemos ser vizinhas e nem sabemos (rs)... Também moro no Plateau, perto do Parc LaFontaine.
    Também já tive diversas experiências médicas aqui e depois de fazer um curso na UdeM, aprendi o que vc disse na conclusão do seu post. Nós ainda temos a mentalidade brasileira de atendimento particular: tá doendo, vamos correr pro hospital. Mas aqui o sistema de saúde é igual ao nosso SUS, e vc definiu bem: PS de hospital é para PRIORIDADES. Em Montréal temos diversas "walking clinics", que servem exatamente para isso. Quando acontecer outro problema de saúde, sugiro que vc ligue diretamente no 811 (serviço de aconselhamento em saúde) e o profissional que te atender te dirá o melhor a fazer (hospital, clinica ou repouso).
    Abraços e boa sorte! Juliana

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  2. O que tenho notado nas diferentes queixas que encontrei sobre o Sistema de Saúde do Canadá têm algo em comum e que está fora do foco das discussões:Todos os imigrantes usufruíam do Sistema de Saúde Privado no Brasil, seja pagando do seu bolso, seja por benefício das empresas.É claro que desta forma o Sistema de Saúde do Québec fica obsoleto. Há uma leve diferença, no entanto, que muda todo o contexto. A forma de organização do sistemas públicos do Brasil de do Canadá. No Québec, você espera 3, 4, 8 horas; no Brasil, você espera três anos. Eu disse três!

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  3. fica a dicca de uma clinica rapidinha.

    Clinique Medical Metro Medic
    1538 Sherbrooke O., Suite 100 (corner Guy)
    H3G 1L5
    Monday to Friday: 8:30 – 20:00
    Saturday & Sunday: 10:00 – 17:00 (in evening, call to make sure they are still receiving patients)
    Out of Province and International Students must pay for the visit.
    Payment by cash or visa. Must arrive 1 hour before the clinic closes.


    Or forother clinics:
    http://www-health.concordia.ca/clinicalservices/mhcn/community.php

    beijos, Lisa

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  4. Continuo preferindo o meu Brasil querido.
    900 pila por uma consulta para dar um bezentacil?
    kkkkkkkkkkk
    Ou para dar um tilenol numa criança?
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Quando vai acabar as férias de vocês ai no mundo do picolé e voltar?
    Chega da brincadeira que a saudade é imensa de todos.
    Beijocas

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  5. Oi Gardene,
    Que loucura! Com o tempo você vai aprendendo como funciona as coisas por aí.
    Um grande abraço, Saudades!!!
    Adriana

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  6. A cada dia e a cada relato me decepciono mais com o sistema de saúde do Canadá. Queria saber como funcionam o seguro saúde oferecido pelas empresas. Dizem que é melhor...

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  7. Oi, Gard! Espero que o Mauro já esteja bem. Não deve ser fácil descobrir essas coisas em meio a uma crise! Ainda bem que vocês são jovens e problemas como esse não são frequentes. Até que fiquem, vocês já terão aprendido muitas coisas. Acho que todo país tem suas idiossincrasias e aprendemos, todos, a lidar com elas. Espero que tenham sempre bom humor e tranquilidade para lidar com os maus momentos. Beijos, Corina

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