Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Inglês ou francês?

Quando cheguei em Montreal, há 2 meses e meio atrás, eu só falava inglês! Eu me dirigia a todas as pessoas em inglês e se alguém começava uma conversa em francês eu logo perguntava: podemos falar em inglês? Mas passei por algumas situações em que a pessoa não falava inglês a fui obrigada a falar francês, morrendo de medo de não ser entendida, como com os instaladores da TV a cabo e da internet. Mas dei conta.

Assim que chegamos fizemos nossa inscrição para o curso de francês "francisação" oferecido pelo governo, mas fomos informados que as novas turmas começariam só em novembro. Para não ficarmos dois meses parados, fizemos nossa inscrição num curso de francês no Centre Lartigue, cuja valor é $50 por semestre. Esse curso nos ajudou bastante a não ter medo de falar e nos ensinou muita gramática.

Certo dia, no meio de uma aula, meu telefone tocou. Era do consultório médico para confirmar a consulta pediátrica das crianças. A conversa se desenrolou em francês, mas em certo momento a secretária me perguntou se eu falava inglês pois ela preferia essa língua. Eu disse que sim e mudamos o idioma. Não sei por que, mas não consegui falar cinco palavras em inglês e rapidamente mudei para o francês e me impressionei como me senti mais confortável em falar nessa língua.

Começamos a francisação do governo semana passada e já temos facilidade em entender e nos expressar em francês. Já conseguimos entender bem o rádio e a TV. Já lemos o jornal com tranquilidade e já falamos sem tanto medo.

Hoje já me dirijo às pessoas em francês e consigo resolver tudo. Estou muito feliz com o aprendizado da língua e espero melhorar mais, visto que meu curso só está no começo.

6 comentários:

  1. Gardene,

    Que boa notícia. Fico aliviada em ouvir isso, pois chego aí em abril e a minha sensação é que não sei nada e que vou passar muito aperto. Mas imagino que quando se está aí e é obrigado a falar francês você aprende na marra.

    Parabéns

    Sabrina

    ResponderExcluir
  2. Gardene, vocês estava fazendo a francisation en ligne aqui? Quanto tempo você estudou de frances antes de chegar aí? Falo porque pretendo chegar aí em março e estou no meio do 2 bloco da francisation e com muita dificuldade de entender algumas coisas e muitas vezes me pergunto se não é melhor deixar para fazer a francisation presencial.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu francês! Eu também tenho o ingles melhor que o frances mas é impressionante como me sinto mais "em casa" com o frances, talvez seja porque a origem da linha é mais próxima da nossa lingua materna.
    Abraços,
    Mauricio e Fabi.

    ResponderExcluir
  4. Priscila, eu estava fazendo a francisação on-line no nível 4 e meu marido o nível 2, mas quando chegamos aqui e fomos aceito na francisação presencial eles encerram a on-line. Pra nós foi muito importante fazer a on-line, pois aprendemos bastante com ela, mas o curso presencial nem se compara, é muito melhor, porque somos obrigados a falar todos os dias! Estou adorando e já é perceptível o quanto meu francês melhorou. Hoje, por exemplo, me fizeram uma pergunta em inglês e eu respondi em francês, no automático. Só percebi que era francês porque tive que repetir a resposta em inglês pois a pessoa não falava francês.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Gardene!
    Espero que essa adaptação rápida ocorra conosco também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Que coisa booaaaa.....Nossa, também temos este medo quando chegarmos ai.....e ainda que meu inglês não é muito bom......vcs foram com que nível de inglês e francês para Montréal????

    Boa sorte sempre!!!

    Abraços!

    Vanessa Alves Piper

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!