Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os problemas sociais de Montreal

Como eu já comentei antes, aqui em Montreal também existem problemas sociais. Há muitas pessoas "sem abrigo" que moram nas ruas. A maioria são jovens com problemas de álcool e/ou drogas. Mas há idosos também.

Na estação de metrô perto de minha casa há um senhor que mora lá. Nunca o vi pedindo esmolas, mas dia e noite le está lá sentado ou deitado no chão com suas sacolas de supermercado por perto. E há um outro que só aparece no final do dia para pedir. Não sei se as autoridads daqui já tentaram fazer algo para ajudá-lo, mas é triste vê-lo lá todos os dias, sem perspectivas, sem conversar com ninguém.

Nos sinais de trânsito há muitos joevns pedintes. Geralmente eles vêm lavar o vidro do carro em troca de moedas. Pela cara deles é possível que estejam sob efeito de drogas. Já vi alguns consumindo drogas dentro da estação do metrô. Ainda bem que nunca vi crianças na rua.

Li uma reportagem esta semana que cresceu muito a quantidade de pessoas que se inscreveram no banco de alimentos. É como se fosse uma cesta-básica que o governo dá às famílias. A cada ano mais gente precisa recebê-la.

Há também a ajuda social do Governo. É uma ajuda financeira, de cerca de $ 800 mensais para quem não tem renda. A procura também tem crescido muito.

Montreal é uma cidade grande que recebe imigrantes do mundo todo, com todo tipo de condição financeira. Uns conseguem trabalho, outros não, ou demoram para conseguir. O jeito é apelar pro Governo!

4 comentários:

  1. Muitas pessoas acham que a realidade dos países são diferentes. Porém, o que muda são serviços, tecnologia e clima. O resto será muito parecido. Problemas existem em todos os lugares. A não ser que vá morar numa bolha gigante. A globalização não é somente de informação e sim de tudo.
    Espero que goste muito da vida no Canadá. Mas perceba que não são muitos diferentes os problemas sociais.
    Beijocas e saudades dessa família.

    ResponderExcluir
  2. Não dá para se comparar poblemas sociais Gardene.
    Cada país, cada lugar tem o seu. E cada um, embora sejam parecidos, tem sua especificidade de origens. Trata-se de questões que abalam estruturas humanas seja em nível individual ou grupal. Não é porque num mundo onde há oportunidade para todos (duvido disso e tenho minhas razões marxistas) que não vai haver aqueles que não conseguem suportar as pressões.
    O ruim do capitalismo está para aquela parcela de pessoas que permanece sob a taxa natural de desemprego.O exercito indutrial de reserva, necessário para a manutenção dos preços, pilar do capitalismo. Quando se está empregodo, só se está porque outros estão dando sustentação a isso.É cruel assim? Sim é! Para se ter o empregoq ue se tem, é preciso alguém do outro lado da margem. Isto não é nem marxismo, é teoria econômica moderno e aceita por todos.
    Nada é de graça, alguém tem que pagar a conta.
    Os problemas socias existem em todas as sociedades, embora tenham origens relativamente diferentes.
    Abraço,
    Fabio

    ResponderExcluir
  3. Nao e a toa que todo ano em media o imposto de renda para quem vive no Quebec chega a 50%. Alguem tem que pagar por todo este assistencialismo...nao deixa de ser um bolsa familia. Mas e isso ai...quem estiver buscando o Canada achando que e tudo maravilhoso, como em qualquer pais la tambem existem problemas e impostos a pagar! Vamos em frente galera!!

    ResponderExcluir
  4. O que diferencia seu blog, cuja temática é imigração, é a observação lúcida das questões do Canadá: não ilude o leitor, não cria fantasias sobre o lugar, descreve como realmente é por aí. Parabéns! Você não precisa criar artifícios para mostrar que fez a sua escolha( que é pessoal) em mudar um estilo de vida para você e família, e que, haja o que houver, mantém o olhar maduro, perspicaz e sensato das coisas e questões do lugar. Espero que continue assim. Seu blog é um ótimo guia de referência para quem está pensando em imigrar e para quem vem aqui ( meu caso) buscar apenas informações para um TCC (tenho desenvolvido minha manografia sobre imigração na contemporaneidade, no curso de Relações Internacionais da UNB. E, por isso, visito vários blog sobre tal temática).
    Beijos e que Deus abra as janelas do céu para vocês!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!