Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CV parte 1 - A importância de um bom Curriculum Vitae

Em nossas aulas de francisação aqui em Montreal estamos aprendendo como fazer um CV nos moldes de Québec, além da Carta de Apresentação e da preparação para a entrevista. As aulas são dadas por um especialista no assunto e estamos recebendo muito material importante que eu gostaria de repassar às pessoas que, como nós, vão precisar.

Quero fazer uma série de posts sobre o assunto. Primeiro vou falar sobre a importância do CV e como fazer um nos moldes aceitos por aqui. Depois falarei da Carta de Apresentação (obrigatória por essas bandas) e após, como se preparar para uma entrevista de emprego.

Por coincidência, esta semana foi publicada num jornal daqui uma reportagem sobre a importância do CV, chamada: CV: uma ferramenta de marketing. Vou fazer aqui uma tradução/resumo da reportagem, que pode ser acessada em francês no site: http://24hmontreal.canoe.ca/

Primeira impressão: Seu CV é sua primeira oportunidade de causar uma boa impressão. Por consequência, é um erro não dar muita importância à sua apresentação e à escolha do conteúdo, sob o pretexto que ele serve somente para listar suas experiências.

Vale à pena investir tempo e dinheiro, se necessário, para ter em mãos um currículo impecável. O CV deve, também, mostrar claramente um bom conhecimento de si próprio e do trabalho que você quer desenvolver nessa etapa de dua carreira.

Não se esqueça que os recrutadores podem receber para uma única oferta de emprego 20, 100 ou mesmo 200 CVs. A pessoa responsável por fazer a triagem deve fazer uma ideia rápida do valor de sua candidatura dentro do contexto do posto a preencher. O melhor é lhe facilitar a tarefa, apresentando de forma clara um conteúdo sucinto que demonstre a pertinência de sua candidatura.

Apresentação clara: A organização de seu CV deve facilitar a leitura do conteúdo. O leitor vai concentrar menos de um minuto na primeira leitura do CV. Se for necessário mais tempo para verificar seu perfil, ele lerá mais rapidamente, na diagonal, e talvez com menos interesse. Tenha em mente que o recrutador presta mais atenção ao início do documento. Por consequência, a primeira página é super importante. Ele lerá seu CV com mais calma e uma segunda vez se ele se interessar pelas primeiras informações.

Algumas indicações que podem ser úteis:

  • Um resumo inicial: um parágrafo de, no máximo, 5 linhas é muito importante para apresentar rapidamente os pontos importantes que fazem de você um bom candidato.
  • Informações importantes à esquerda: os olhos do recrutador são mais direcionados à esquerda do documento. Escreva, portanto, seus títulos, empregadores, funções e realizações à esquerda.
  • Datas à direita: as datas devem constar na extremidade direita do CV, e sem mês. Assim, elas constituirão uma margem direita para um documento visualmente equilibrado.
  • Conhecimentos específicos: mencione seus conhecimentos em informática e línguas, faladas e escritas, dentro do resumo no início do documento.
  • Formação e aperfeiçoamentos: coloque-os depois de sua experiência de trabalho. Se for pertinente, coloque dentro do resumo.
  • Descrição das tarefas realizadas: descreva-as utilizando um verbo no infinitivo. É possível ao recrutador imaginar você em ação.

Se uma bela apresentação atrai, o conteúdo torna-se crucial. Ele deve convencer o recrutador que você é um candidato muito interessante para a vaga em questão.

Um comentário:

  1. vcs por acaso tem algum modelo de carta de apresentaçao? ouvi dizer q essa carta é meio que obrigatoria pra arrumar um trabalho aqui!

    J

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!