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domingo, 11 de dezembro de 2011

CV parte 3 - A Construção do CV

Antes de mais nada, construir um bom CV é fazer um exercício de conhecimento de si mesmo. É preciso saber quem você é, do que é capaz, com o que deseja trabalhar e onde quer chegar.

O modelo de CV que vou descrever aqui é o aceito e utilizado no Quebec. As informações foram recebidas no meu curso de francisação na UQAM e o professor que nos ensina tem mais de 30 anos de experiência sobre o mercado de trabalho do Quebec.

O Curriculum deve começar com um cabeçalho básico, centralizado ou na margem esquerda, contendo somente as seguintes informações:

Nome SOBRENOME
Endereço completo
e-mail
telefone

Após o cabeçalho, os títulos básicos que devem constar no CV são:

OBJETIVO DE CARREIRA
SÍNTESE DA EXPERIÊNCIA
RESUMO DE COMPETÊNCIAS
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
FORMAÇÃO ACADÊMICA
OUTRAS FORMAÇÕES
HABILIDADES PESSOAIS

Explicando cada uma delas:

OBJETIVO DE CARREIRA (Objectif de carrière)
É importante dizer o que você espera de seu futuro profissional, onde deseja chegar. É possível citar um cargo específico na empresa ou no domínio que você trabalha ou simplesmente dizer que quer crescer na empresa, ou ganhar experiência em determinada área.

SÍNTESE DA EXPERIÊNCIA (Synthèse de l'expérience)
É um resumo de sua experiência profissional. Deve ter no máximo cinco linhas.
Informações que podem estar contidas na síntese da experiência:

  • Título do posto
  • Tipo de empresa (ou instituição ou organismo)
  • Duração
  • Setor ou domínio de atividade
  • Principais funções desempenhadas
  • Conhecimentos específicos
  • Realizações
  • Habilidades pessoais
  • Certificações profissionais


Exemplos de sínteses:

1) Mais de 5 anos de experiência em comunicação, dos quais 4 em relações públicas. Gestão de projetos em comunicação interna e externa. Sólida experiência em mídias de organismos governamentais e não-governamentais. Expert em negociações.

2) Mais de 8 anos de experiência em gestão de empresas e em supervisão de pessoas no domínio de restauração. Reestruturação de preços e de contratos com os fornecedores. Certificação Cisco.

3) 4 anos de experiência no setor de petróleo e gás natural como engenheiro de processos. Expertise em otimização de procedimentos industriais. Conhecimento das normas de qualidade ISO 9000-2000.

4) Onze anos de experiência em gestão de pessoas em um grande centro comercial. Sólida competência em elaboração de estratégias de recrutamento de pessoal.

RESUMO DE COMPETÊNCIAS (Sommaire de Compétences)
Aqui é possível listar algumas coisas que ficaram de fora do resumo anterior, como conhecimentos específicos de línguas ou informática, ou qualquer outra competências ou conhecimento julgados importantes e pertinentes ao cargo pretendido.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (Expérience Professionnelle)
Citar os cargos que já ocupou, primeiro os mais recentes, o nome da empresa, o departamento específico e os anos de início e fim. Nesse item é preciso citar também suas realizações enquanto ocupou o cargo.

Exemplo:

Analista de custos e controle orçamentário                                                      2005 - 2010
Empresa ABC
Departamento Financeiro

Realizações:
  • Desenvolvimento de um novo sistema administrativo para controlar a saída de mercadorias, em colaboração com o setor de informática
  • Colaboração na aplicação de uma nova política de trabalho em equipe
  • Melhoria do controle orçamentário para tornar mais eficaz todos os setores industriais
  • Elaboração de formação dada aos empregados do setor industrial sobre gestão


FORMAÇÃO ACADÊMICA (Formation Académique)
Listar os cursos que fez, as escolas/universidades e o ano de conclusão. Caso já tenha feito a avaliação comparativa de estudos efetuados fora de Quebec, informar a equivalência recebida. Listar por ordem do curso mais recente.

OUTRAS FORMAÇÕES (Autres Formations)
Listar os os cursos não acadêmicos, como seminários e cursos de curta duração.

HABILIDADES PESSOAIS (Habiletés Personnelles)
Escrever as habilidades que destacam você. Lembrando que para toda e qualquer habilidade descrita é preciso ter em mente um exemplo prático onde essa habilidade foi destaque. Não é necessário escrever o exemplo no CV, mas certamente vão te perguntar isso em uma entrevista de seleção. Exemplo: se você diz que é uma pessoa objetiva, saiba de exemplos de situações vividas onde foi possível demonstrar sua objetividade. Falar de suas qualidades em um CV é fácil, mas quando pede-se para explicá-las na prática, é outra história!

Lembrando que:

1) o CV é só o primeiro passo para o tão sonhado emprego. Ele será a primeira impressão que o recrutador terá de você. O CV deverá, SEMPRE, estar acompanhado de uma Carta de Apresentação. Por aqui ela é obrigatória!!! No Brasil não temos o hábito de escrevê-la, portanto, é mais difícil para nós fazê-la. Ela será o assunto do próximo post.

2) O objetivo do CV é conseguir uma entrevista. Com um CV bem feito as chances de ser chamado para um entrevista aumentam. Por aqui elas ocorrem primeiro por telefone e se gostarem da conversa ao telefone chamarão para uma ou mais entrevistas pessoalmente. A primeira geralmente é com alguém da área de recursos humanos e as outras com a pessoa que será seu superior imediato. Em outro post listarei as possíveis e prováveis perguntas de uma entrevista de emprego. Saber responder cada uma delas é importante e pode fazer a diferença na escolha entre os candidatos disponíveis para o cargo.

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