Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Consulta com optometrista infantil

Eu e o Mauro notamos que nossa filha só queria ver TV de muito perto. Um dia perguntamos a ela por que ela não gostava de assistir à TV sentada no sofá e ela nos disse que não enxergava direito de longe. Não pensei duas vezes, fui tentar marcar uma consulta com um oftalmologista.

Peguei a lista telefônica e comecei a procurar um. Escolhi uma clínica perto da minha casa. Liguei pra lá e a disse que queria marcar uma consulta com um oftalmologista para minha filha. A secretária informou que eles não atendiam crianças, só adultos! Ok, perguntei onde atendia crianças. Ela me pediu para ligar no hospital Sainte Justine pois lá teria oftalmologista para crianças.

Liguei! A secretária pediu para eu descrever o problema da minha filha. Achei estranho, mas descrevi. Aí ela me falou que ela não deveria se consultar com um oftalmologista e sim com um optometrista. Eu nem sabia que especialidade era essa, mas pedi a ela que me indicasse um. A moça me deu nome e telefone de uma clínica. Liguei lá e consegui consulta para a semana seguinte. Novamente uma secretária me pediu para descrever o problema da minha filha e disse que a consulta custaria $10 e que eu deveria levar o cartão de seguro saúde da criança (Assurance Maladie).

No dia e hora marcados lá estávamos nós. Demoramos meia hora para sermos atendidos. O optometrista era um rapaz muito simpático e paciente. Ele fez os exames normais no olho da Fê (que colaborou bastante, por sinal!) e disse que suspeitava que ela teria que usar óculos, mas para confirmar sua suspeita ele iria colocar colírio nos olhos dela para dilatar as pupilas e após uma hora examinaria novamente.

Minha princesinha nem reclamou do colírio ou dos olhos embaçados. Após uma hora fez novamente os exames e alguns outros que não tinha feito antes e constatou. A princesa precisa de óculos! Quando perguntei quantos graus, quase não acreditei na resposta: 4 graus em cada olho! Será que é isso mesmo?

Ele nos pediu para fazer os óculos o mais rápido possível e retornar lá em 3 meses para nova consulta e avaliação. Saímos de lá e já mandamos fazer os óculos. Despesinha básica de $315! Espero que ela goste de usar e que realmente melhore sua visão. Ainda não ficaram prontos, devo pegar esta semana. Vamos ver!!!

Gostei do atendimento do optometrista e da equipe dele. Em geral, o atendimento nas clínicas é bom.

5 comentários:

  1. Aqui no Brasil também existe optometrista, mas os oftalmologistas simplesmente não indicam - afinal, eles ganham o valor de uma consulta normal só para medir nossa distância focal. Inclusive já ouvi alguns oftalmos dizerem que os optometristas não são confiáveis. Coisa de brasileiro. Oftalmologista é para doenças no olho, não para receita de óculos.

    ResponderExcluir
  2. A questão é que Optometrista não é médico, sua formação é de tecnico. Os erros de refração (miopia, hipermetropia, etc) são avaliados automaticamente através de aparelhos eletronicos, neste caso, operados pelo optometrista. Durante uma consulta simples, como neste caso o oftalmologista faz um exame simples, quase imperceptível ao leigo: o exame de fundo de olho e a avaliação da pressão ocular. Feito logo após as pupilas estarem dilatadas. O ideal seria uma primeira consulta com um oftalmologista, que afastaria outros diagnósticos possíveis e, após avaliações regulares com o optometrista para a avaliação do "grau". Canadian Wolves.

    ResponderExcluir
  3. eu usei oculos quando era criança, ainda bem que ela colaborou.
    E corrigindo o colega *anonimo*, Optometristas cursam faculdade e possuem titulo de doutor em optometria.
    http://www.aoqnet.qc.ca/opto/opto_definition.php

    ResponderExcluir
  4. Sim, aqui no Brasil existem muitos optometristas por sinal.
    o problema é que a classe médica quer tomar conta do mercado, em todas as áreas.
    e um optometrista pode sim identificar uma patologia. também fazemos fundoscopia, entre outros.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!