Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Acabou a francisação! E agora?

Nosso curso de francês acabou no final de janeiro e bateu aquela dúvida domque fazer em seguida. Até então a situação estava confortável, pois sabíamos que só iríamos começar a procurar emprego seriamente após o curso. Esse era nosso compromisso! E quando o curso terminou deu um medinho!

Eu procurei logo me inscrever no Club de Recherche d'Emploi (Clube de procura de emprego), oferecido pelo Emploi Quebec. É um curso gratuito de 3 semanas, o dia inteiro, que foca em procurar emprego nas vagas que não são divulgadas na internet ou nos jornais, ou seja, é o famoso marché caché. O curso consiste em ligar para as empresas de nosso interesse e nos oferecermos para uma vaga, mesmo que ela não esteja disponível ainda.

Há várias técnicas interessantes no curso. Eles ensinam como fazer um currículo e uma carta de apresentação nos moldes daqui, como passar em uma entrevista de seleção e como contactar pessoas que podem te indicar a alguma vaga de emorego. Isso dá certo para muita gente. Deu certo para mim!

Logo na primeira semana consegui um emprego e tive que abandonar o curso. Contactei um professor da UQAM, onde fiz minha francisação, e lhe disse que estava à procurade emprego,mque se ele soubesse de algo me avisasse. Ele me disse que tinha uma vaga para trabalhar num projeto onde ele era o diretor. A vaga era para técnico em adminstração e contabilidade. Aceitei na hora, embora fosse um trabalho temporário (dois meses). No final, ganhei uma carta de recomendação dele. Foi muito legal! Aprendi bastante e conheci pessoas interessantes, além de ter praticado muito o francês e ganhado um dindin! Meu primeiro salário por essas bandas de cá.

Fazer rede de contatos (net working) por aqui é muito importante, pode nos abrir várias oportunidades.

4 comentários:

  1. Excelente, Gardene! Parabéns pelo término do curso e pelo primeiro emprego! Espero de verdade que surjam muitas outras oportunidades, cada vez melhores!

    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Doug! As oportunidades estão surgindo! Já consegui outro emprego!

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber onde e como se inscrever para esse curso de 3 semanas. tem o site, endereço e mais detalhes?
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode procurar na internet um Club de Recherche d'Emploi que te interesse, pois há vários, e ligar lá para marcar um rendez-vous com um agente. Depois disso ele vai te inscrever em uma turma? Eu fiz no Centre Ville. O site de lá é: www.cremcv.com e o tel: 514 286-9595. Boa sorte!

      Excluir

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!