Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Entrevistas de emprego

Eu morria de medo das entrevistas de emprego antes de começar a fazê-las. Eu sempre pensava que não conseguiria falar tudo que queria e deveria em francês e inglês. Treinava bastante em casa antes de ir e algumas que fiz deu até vergonha de mim mesma, tamanho era o despreparo!

Acho que fiz ao todo umas 12 entrevistas pessoalmente desde que cheguei em Montreal e mais algumas outras por telefone. Nas primeiras entrevistas eu não estava totalmente preparada e deixei de responder perguntas que depois eu vi que eram básicas, como por exemplo: Você sabe quais são os produtos de nossa empresa? Fiquei me perguntando como eu pude ir para uma entrevista sem saber isso! Ridículo! Aprendi que devemos pesquisar tudo sobre a empresa e mesmo sobre a pessoa que vai nos entrevistar para estarmos mais preparados na hora.

Outro ponto importante é nos conhecermos bastante e saber detalhar nossa experiência profissional. Mesmo estando tudo descrito no CV, todos os entrevistadores me pediram para fazer isso. No final eu já estava craque nessa tarefa!

Bom, a entrevista é quase a fase final da procura pelo emprego. E é uma fase difícil de se alcançar! Primeiro a gente deve fazer um CV impecável que atraia a atenção da pessoa responsável pela vaga. Se conseguimos passar por essa fase, alguém vai nos ligar e fazer uma enteevista por telefone, que pode variar de tamanho. Já fiz entrevistas que duraram de cinco a quarenta minutos por telefone.

Passando dessa fase (dificílima, a meu ver, pois é difícil entender o francês da pessoa por telefone), se a pessoa continuar interessada, ela vai marcar uma entrevista pessoalmente. Podemos nos considerar vencedores se obtivermos uma entrevista pessoal, pois é sinal que passamos no teste do telefone.

Agora é que o bicho pega! Fale-me de você! Me conte sua experiência profissional. Por que eu devo te contratar? São tantas questões a responder em momento de extrema nervosia. E piora quando alternam questões em inglês e francês. Nessa hora o cérebro dá um nó!

O segredo é estar bem preparado e saber a resposta para questões básicas. Depois é só torcer para a vaga ser sua!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!