Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Empregada doméstica: aprendendo a viver sem

Outra preocupação boba que tinha antes de nos mudarmos para Montreal (não tão boba quanto fazer as unhas) era se conseguiríamos viver numa boa sem ter empregada doméstica. No Brasil, desde que saí da casa dos meus pais para ir morar sozinha, eu sempre tive alguém para me ajudar com as tarefas do lar. Depois que as crianças nasceram eu achava impossível viver sem a presença constante de uma ajudante. E a minha ajudante no Brasil era sensacional!!! Ela cuidava de tudo pra mim na casa, fazia comidas deliciosas e ainda cuidava muito bem dos meus dois pimpolhos.

Hoje parei para refletir sobre isso porque recebi uma ligação de minha irmã no Brasil dizendo que não sabe o que vai fazer pois sua empregada disse que vai embora. Como ela também tem filha pequena (e é sempre mais difícil arrumar alguém quando se tem crianças), ela está bem preocupada.

Confesso que assim que cheguei por aqui senti falta dessa mordomia, de ter alguém para ajudar nessas tarefas caseiras que são bem cansativas, mas com o passar do tempo a gente acaba se acostumando e percebe que é perfeitamente possível viver sem uma. Ainda mais quando se tem escolas de tempo integral para as crianças e não precisamos de alguém para cuidar delas em casa enquanto trabalhamos.

Algumas coisas precisam ser evitadas para termos o menor trabalho possível. Então evitamos sujar para não termos que limpar o tempo todo. Aqui todos tiram os calçados antes de se entrar em casa. não interessa se você é o dono da casa ou se é visita! Meus filhotes também já conhecem a regra e antes de entrar em casa já tiram as sandalinhas e deixam do lado de fora da porta. Nem preciso mais pedir!

Outra coisa que ajuda é ter lavadora de louças. Quanto não estamos a fim ou não temos tempo para lavar na mão, colocamos dentro da máquina e elas saem limpinhas e sequinhas! Gosto de fazer isso a noite para acordar pela manhã com tudo limpo.

Passar roupa é muito difícil por aqui, pois elas saem da máquina de secar prontas para serem dobradas e guardadas. A máquina de secar possui uma opção que tira as rugas, vincos, etc. Então as roupas já saem lisinhas e "passadinhas"!

Nosso Roomba também ajuda bastante. Quando não temos paciência para passar a vassoura no chão, ligamos o Roomba e ele tira toda a poeira acumulada. Existe também o Roomba que passa pano molhado, mas esse ainda não compramos.

Eu disse à minha irmã para não se preocupar pois a gente acaba se acostumando a ficar sem e nem é tão terrível assim! Basta mudar um pouco os hábitos e se dispor a fazer algumas coisas que não fazia antes. Eu já me acostumei e percebi que não é tão complicado quanto eu pensava!

5 comentários:

  1. É, eu já tenho uma noção pois estou há quatro anos morando só e só tenho a ajuda da máquina de lavar roupa e do aspirador de pó hehehe. O resto é na "raça". Mas concordo plenamente, dá pra viver sem qualquer tipo de ajudante em casa. E acho que quem já se desacostuma aqui tem menos uma coisa com que se preocupar quando chegar por aí.

    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Doug! Se você já está acostumado a ficar sem empregada no Brasil sua vida aqui será mais tranquila, pois não terá que se adaptar tanto! Boa sorte no processo!

      Excluir
  2. Aiii Gardene, é a lida nossa de cada dia, não é? Mas eu concordo com você, depois que vamos entrando no esquema, não sentimos mais tanta falta...
    bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati! A gente acaba acostumando, né! Até porque, não tem outro jeito!!! Beijos! Saudades!!!

      Excluir
  3. Oi Gardene, tudo bem por ai ?
    Faz um bom tempo que nao comento por aqui, mas este assunto vou contribuir com minha humilde opinião ...
    Qdo fui morar nos EUA tb achei que nao viveria sem uma ajudante do lar, pq no BR agente "cresce" com alguem dentro de casa ajudando sempre neh, mas aí, agente se muda para um outro país com cultura diferente e outra realidade e agente percebe que não dá para ter tudo, e acaba se acostumando a fazer muitas coisas que não fazia antes.
    O fator determinante na minha opinião, que ajuda MUITO no caso de morar nos EUA ou Canadá ( que tem praticamente o mesmo sistema ) são as facilidades dos produtos e preços encontrados nestes países que facilitam MUITO o dia-dia, por exemplo, maquila de lavar louça e de secar roupas, quase ninguem tem no BR, o Roomba então nem chegou aqui ainda, produtos descartáveis aqui são bem mais caros, entre muitas outras coisas, então o serviço de casa aqui fica muito manual mesmo e sem opção.
    Acabamos nos acostumando mais facilmente a estes serviços domesticos graças a essas ajudinhas extras, o que quase ninguem tem aqui, qdo voltei a morar no BR ( apos 7 anos de EUA ) a primeira coisas que fiz foi contratar uma ajudante, pq fazer tudo sozinha com duas crianças pequenas realmente é MUITO DIFICIL ...
    Daqui a pouco estaremos aí tb e bora botar a mão na massa novamente ...

    Abs e tudo de bom !

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!