Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

domingo, 6 de novembro de 2011

Manifestação contra o recuo do francês

Ontem aconteceu em Montreal uma manifestação contra o recuo da utilzação da língua francesa nos estabelecimentos comerciais. Os moradores de Quebec e o próprio governo fazem de tudo para manter vivo o francês na província, tanto que existe uma lei que obriga as empresas a adaptarem seus nomes para o francês. A manifestação de hoje é para que a lei seja aplicada e cumprida.

Particularmente, eu acho um exagero! Até concordo que a língua oficial dos documentos, correspondências e anúncios seja o francês, mas nome próprio é nome próprio! Imagina ter que mudar o nome de empresas conhecidas como Burguer King para Burguer Roi, Subway para Métro, Best Buy para Meilleur Achète, Future Shop para Boutique du Futur!! Ficaria ridículo e as lojas perderiam a referência internacional, já que as cidades e as lojas recebem muitos turistas. Talvez fosse o caso de se exigir que fossem retiradas palavras em inglês de dentro das lojas, mas pelo menos em Montreal ficaria estranho já que as duas línguas imperam por aqui!

Um comentário:

  1. Também acho improvável. Porém seria a hora de se criar novos nomes e se estabelecer uma cultura francofona mais forte, pois uma das qualidades turisticas do Québec é sua cultura liguistica no norte do planeta. Perder esta identidade seria pior para todos.
    Abraço,
    Fabio

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!