Daisypath Vacation tickers

Daisypath Vacation tickers

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dificuldades e desafios da imigração

Não fomos ainda para o Canadá, mas já posso imaginar quais são as dificuldades e desafios que teremos que enfrentar quando chegarmos lá. O próprio processo de imigração já é um grande desafio, principalmente da paciência, pois ficamos reféns do Escritório de Quebec e do Consulado aguardando informações, documentos e instruções que nunca chegam, ou pelo menos não chegam no prazo que gostaríamos.
Ainda aqui no Brasil temos muitas decisões a tomar, que não são fáceis. Temos que decidir coisas práticas como o que fazer com os móveis e com o apartamento ou o que fazer em relação ao emprego. Temos que praticar o desapego e dicidir o que será levado conosco. O que fazer com minha coleção de DVDs dos Friends e do Sex and the City, por exemplo? Levo, vendo ou dou pra alguém?

Tem também as questões afetivas. Vamos ficar longe da família e dos amigos queridos. O que consola são as promessas de visita que todos nos fazem, embora achamos que nem todos irão cumpri-las.

Chegando ao Canadá é que começam, de verdade, as dificuldades e desafios! Vou relatar as que eu acho que serão as maiores:

1ª) Clima - e por clima entenda-se frio, muito frio!!! Não estamos acostumados com o frio intenso e não sabemos como reagiremos a ele. Não sabemos ainda qual roupa é adequada e como as crianças vão se sentir. Aqui em Brasília quando está 20º e um ventinho eu já coloco o casaco e fico tremendo, imagine quando tiver um sinalzinho de - antes desse número! Espero que todos nós nos adaptemos bem e que esse não seja um empecilho para o nosso sucesso lá.

2ª) Emprego - muita gente acha que já sairemos daqui com emprego garantido, mas isso não é verdade. Não temos nada em vista! Chegaremos lá e iremos procurar emprego. Não temos nem ideia de quando iremos conseguir um, mas não pode demorar demais, pois temos que nos sustentar e, principalmente, aos nossos filhos. Experiência profissional a gente até tem, mas até que ponto ela sera válida lá? E as tais das entrevistas iniciais de emprego pelo telefone? Isso me dá um frio na barriga!!! Saberemos falar francês ou inglês tão bem a ponto de convencer alguém a nos contratar?

3ª) Línguas - pois é, como eu disse no item anterior, saberemos falar, entender, ler e escrever francês E inglês tão bem para conseguirmos um emprego em nossa área? Sei que estudaremos bastante quando chegarmos lá, mas quanto tempo será necessário até estarmos fluente nas duas línguas? Em quanto tempo nossos filhos estarão falando melhor que nós?

4ª) Dinheiro - o valor que levaremos será suficiente? Por quanto tempo? Não sabemos ainda os gastos que teremos por lá. Na verdade, temos uma ideia, mas estará correta essa ideia?

Isso é o que eu consigo imaginar agora. Quando chegarmos lá podem aparecer outras coisas que nem imagino. Espero que não mas se ocorrerem, temos que estar preparados! Seja o que Deus quiser!!!

Um comentário:

  1. Oi Gardene, tudo bem?
    Obrigada pela visita ao nosso blog, pelo comentário e pleos elogios! e tb. por relaciona-lo na sua lista de blogs!
    Sobre a nossa lista de blogs, claro que pode copiar, estamos aqui para dividir,né? Peço apenas que por favor cite a fonte (que é também o que eu faço).
    No mais boa sorte na jornada e bem vinda a blogsfera, essa ferramente é uma porta para novo mundo!!
    Abraços e bom findi!
    Erika

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e pelo comentário. Feedbacks são sempre bem-vindos.
Abraço!